Conheça os Flashcards: a melhor forma de estudar para concurso

 

 

flashcards-1591812_1920

 

Os flashcards virtuais ou fichas virtuais estão entre os instrumentos de estudo mais populares nos Estados Unidos. Preferência entre muitos estudantes daquele país por ser acessível em qualquer lugar, não ocupar espaços físicos, não pesar e ainda ser mais eficientes na hora de efetivamente aprender aquilo eu está sendo estudado, quando comparado aos livros, apostilas e aulas.

Contudo, poucos brasileiros conhecem os flashcards. Ainda estamos muito voltados aos métodos tradicionais de estudo que, obviamente, possuem importância. A questão é: estudo significa entender e memorizar. As técnicas tradicionais cumprem papel satisfatório no entendimento, mas a memorização fica prejudicada. Entender é fundamental, mas fixar e realmente lembrar os detalhes quando você precisa é de suma importância, principalmente quando você, por exemplo, está estudando para concurso público.

ESTUDAR É...

Os concursos exigem uma carga imensa de conteúdos que precisam ser memorados em detalhes para evitar a queda nas famosas “pegadinhas”. Os flashcards constituem o melhor método para memorizar estes detalhes, em outras palavras, fichas são o melhor método de estudo para concurso.

pexels-photo-261909

Por esta razão, apresentaremos no presente texto a melhor forma de estudar para concurso público: Flashcards. Siga conosco e aprenda o funcionamento da técnica, bem como a maneira ideal de aplicar à sua rotina de estudo.

1 – O que é um flashcard ou ficha digital?

2 – Os benefícios do uso de flashcards virtuais

3 – Os flashcards devem ser revisados nos prazos da revisão espaçada

4 – O flashcard potencializa o aprendizado por utilizar a evocação ativa

 

1 – O que é um flashcard?

Flashcard é, basicamente, um cartão de nota onde consta, de um lado, uma pergunta e a resposta correspondente do outro lado. Através dos flashcards, você pode fixar melhor o conteúdo na memória, revisando constantemente o cartão através de um plano de estudo para concurso desenvolvido por eles.

O estudo acontece pela leitura da pergunta com a posterior tentativa de lembrar a resposta. Depois, você confere se a sua lembrança corresponde ao gabarito que está no verso da ficha.

Para exemplificar, se você criar uma ficha com a pergunta “Qual é a capital do Brasil?”, você deve escrever na parte de trás dele “Brasília”.

das2

Em um aplicativo de repetição espaçada, um flashcard funciona do mesmo modo, a diferença é que o cartão de nota não é físico, é virtual. Há dois campos que você encontra o texto ou que você insere informações. Um campo corresponde à frente do flashcard e o outro representa o verso.

Os flashcards podem conter vocabulário, datas históricas, fórmulas ou qualquer assunto que possa ser aprendido através de um formato de perguntas e respostas.

São muito utilizados como potencializador de aprendizagem e memorização para dizer ao estudando o que estudar para concurso. O flashcard é um mecanismo de estudo freqüentemente relacionado à repetição espaçada, isto é, revisado ao longo da ampliação dos intervalos de tempo.

Curva

Os flashcards são a concretização prática do efeito de teste, que é a descoberta de que a memória de longo prazo é amplificada quando determinado período de aprendizagem é utilizado para recuperar a informação através do teste com feedback adequado.

As pessoas fazem uso de flashcards de papel desde pelo menos o século XIX, com Reading Disentangled (1834). Anteriormente, algo parecido com um flashcard, porém, com um único lado, foi utilizado para o ensino na alfabetização.

O fato é que os flashcards só puderam se tornar populares depois do desenvolvimento de tecnologias que tornaram possível a produção e o uso em massa de papel.

Antes do século XIX era muito caro criar fichas, especialmente para a pessoa comum. Posteriormente, na década de 1970, o sistema Leitner de agendamento de flashcards foi desenvolvido pelo jornalista científico alemão Sebastian Leitner na década de 1970. Mais tarde, nasce o programa e algoritmo do SuperMemo, criado em em 13 de dezembro de 1987 pelo pesquisador polonês Piotr Woźniak.

1024px-Lernkartei_Vokabelbox

Ao longo da Guerra Fria, os flashcards aumentaram a sua popularidade cada vez que o seu uso foi fomentado pelo governo estadunidense como forma de evitar que os seus estudantes não ficassem atrás das crianças soviéticas. Nesta época, empresas de jogos como Milton Bradley foram substituídas por empresas cujo foco era flashcards e teste de preparação.

O fato dos flashcards serem práticos em sua elaboração fez com que eles se tornassem um dos mais importantes e duradouros mecanismos de estudo da história da aprendizagem. Muito populares nos Estados Unidos e Europa, o Brasil precisa conhecer melhor o flashcard como técnica de aprendizado e plano de estudo para concurso.

Anos de pesquisas científicas revelam que nenhum outro método de estudo funciona tão bem para revisar e memorizar informações quanto os flashcards. Corresponde, indiscutivelmente, à melhor forma de estudar para concurso.

Nos últimos anos, como o papel tem sido relegado a uma posição de segunda classe, computadores e smartphones tornaram-se ferramentas primárias para aprender e estudar, e os flashcards físicos começaram a ser substituídos por flashcards virtuais. Aplicativos como o Smartyze tem revolucionado o uso dos flashcards e trazido esta técnica de estudo ao Brasil, especialmente mostrando, de maneira precisa, o que estudar para concurso.

2 – Os benefícios do uso de flashcards virtuais

Os flashcards podem ser virtuais, como os usados através do software flashcard, ou físicos. A primeira vantagem das fichas digitais é o fato de ser possível editar facilmente os cartões sem precisar reescrevê-los ou rasurá-los.

Além disso, flashcards virtuais são armazenados na memória do seu celular, computador ou no sistema que você utiliza. Isso significa que não ocupam espaço, não acumulam poeira nem podem ser perdidos ou deteriorados.

Captura de pantalla 2018-02-18 a las 22.57.41

Os softwares de flashcard também facilitam muito a ideia de como estudar para concurso, porque eles, automaticamente, lhe apresentam diariamente o que você deve revisar para não esquecer. Já o flashcard físico, estudado artesanalmente, dá trabalho e ocupa longo tempo durante a organização da sua agenda em um calendário comum.

Nos flashcards virtuais, você pode adicionar fontes de letras diferentes e até conteúdo multimídia, como imagens, sons ou mesmo filmes. É muito fácil duplicar os cartões digitais e alterar a cópia, enquanto que o flashcard físico precisa ser copiado de maneira manuscrita para ser duplicado.

3 – Os flashcards devem ser revisados nos prazos da revisão espaçada

A revisão espaçada constitui a distribuição do aprendizado ao longo do tempo, para impedir o esquecimento da informação. Através deste plano de estudo para concurso, o estudante faz revisões frequentes dos pontos mais relevantes para a prova.

grafico11

A revisão espaçada determina que você deve revisar o flashcard na véspera do esquecimento. Quando é a véspera do esquecimento? Bom, isso depende da sua avaliação pessoal sobre o grau de dificuldade de cada assunto contido nos flashcards.

niveis

Caso o flashcard tenha sido muito difícil de ser lembrado, ele deve ser revisado no mesmo dia. Se foi difícil, deve ser revisto no dia seguinte. Havendo facilidade na recordação, a revisão deverá acontecer quatro dias depois.

Deste modo, você não estudará flashcards bem consolidados na memória nem deixará para estudar depois que já esqueceu. Com o passar do tempo, os prazos vão sendo ampliados, tornando cada vez mais leve a carga de conteúdo sem que isso gere diminuição da qualidade do estudo.

4 – O flashcard potencializa o aprendizado por utilizar a evocação ativa

Para fixar ainda mais aquilo que você deve estudar para concurso, você deve revisar os flashcards nos prazos da revisão espaçada utilizando a técnica da evocação ativa.

Nela, você é desafiado a lembrar determinada informação específica. Deve responder mentalmente a pergunta da frente do cartão, ver a resposta e, posteriormente, quantificar o grau de dificuldade da lembraça da informação. Esta avaliação da dificuldade determinará o prazo da revisão espaçada.

 

pexels-photo-355952

 

O seu cérebro precisa ser periodicamente desafiado a buscar na memória as informações que serão cobradas no seu concurso, para não serem esquecidas.

Isto acontece porque quando você somente lê passivamente um assunto, sem se esforçar para recordar os detalhes, ou quando você não os revisa, o esquecimento torna-se uma consequência inevitável.

 

fases MT

 

Todo mundo quer evitar esta ocorrência, então faça do seu cérebro o protagonista do estudo, o desafie, o faça se esforçar para lembrar. Se houver somente a passividade de receber as informações prontas, sem qualquer teste, não haverá a noção de valor. Ele fará aquilo que todo mundo faz quando recebe algo sem esforço: descarta.

Conclusão

Diante de um método pouco conhecido por seus concorrentes e de eficiência cientificamente comprovada, aproveite as vantagens dos flashcards virtuais para largar na frente com a melhor forma de estudar para concurso.

A tecnologia está à disposição dos estudantes para que eles possam aproveitar aqueles momentos “mortos”, como o trajeto para casa no transporte público e a espera em um consultório médico. Os flashcards podem ser estudados até mesmo nesses momentos. Resultado: passe a aproveitar melhor o tempo sabendo o que estudar para concurso com um excelente plano de estudo para concurso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *