7 dicas para manter o foco nos estudos!

note-2527458_640

O foco no objetivo, a vitória sobre a distração e a perseverança são fundamentais para a rotina de um concurseiro bem sucedido. Para ajudá-los a desenvolver esse foco, a Equipe Smartyze apresenta as seguintes dicas simples e eficientes:

  1. Não adianta apenas ler, você deve escrever!

Como explicamos mais detalhadamente em o que estudar para concurso, o estudo só é verdadeiramente produtivo quando constitui uma conduta ativa, isto é, o aluno age, não apenas recebe tudo pronto. Se obrigar a lembrar o conteúdo é indispensável para aprender mais. Que estímulo o seu cérebro encontra em um material que lhe dá todo o material de mão beijada, sem qualquer pergunta desafiadora?

Além disso, quem apenas lê, perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e fixá-lo. Quem escreve dedica mais atenção no que está fazendo. A distração durante uma longa leitura é traiçoeira. Escreva, se pergunte, crie questionamentos, se desafie, não se acomode.

2.É bom estudar em grupo, mas sempre reserve um tempo para estudar sozinho.

Estudar em grupo é bom, quando todos estão comprometidos em realmente aprender. É possível compartilhar conhecimentos, tirar dúvidas e aprender de modo mais dinâmico. Entretanto, nada substitui as suas horas de estudo solitário. Elas que são efetivamente capazes de focar a sua atenção. Nessas horas, seu aprendizado tem o potencial de ser ainda mais ampliado.

Sozinho, longe das distrações, a concentração atinge níveis mais elevados, proporcionando maior fixação do conteúdo. Explicar o assunto estudado ajuda a memorizá-lo, porém, você não precisa de ninguém para fazer isto. Explique a matéria para si mesmo.

workplace-1245776_640

3.Faça logoff nas redes sociais

No momento de estudar, nada de deixar o Facebook e o Whatsapp lhe notificando. Não caia na tentação de entrar no Facebook só para dar uma olhadinha. Essa olhadinha corre o risco de ser ampliada. Aí já sabe, não é? A sua concentração vai embora.

Para evitar que isto ocorra, reserve um tempinho do seu dia apenas para usar as redes sociais. Tenha o cuidado de cumprir esta regra e faça isso se tornar um hábito de acessar somente nesse período determinado.

O problema não está no celular em si, mas no uso que você faz dele. Demos dicas valiosas sobre isso na melhor forma de estudar para concurso.

twitter-292994_640

4.Use marca-texto

Utilizar marca-texto para destacar as ideias mais relevantes é uma ótima maneira de dedicar atenção especial àquilo que apresenta maior importância. Porém, nem tudo deve ser grifado em um texto. Saiba marcar o seu material de estudo lendo plano de estudo para concurso.

5.Respeite o seu horário biológico

Se você é mais produtivo à noite, estude as matérias mais difíceis nesse período do dia. Utilize as suas características biológicas e pessoais em seu favor. Entenda que nem tudo o que funciona com outros concurseiros, coachs e estudantes servirá para você. Momentos de descanso são tão importantes quanto estudar. Estabeleça os intervalos de descanso que ensinamos na melhor forma de estudar para concurso.

6.Tenha uma programação pré-determinada, mas flexível

Organize as suas tarefas e cumpra a sua programação. Porém, a agenda deve ser realista. Isto implica em alguma flexibilidade. Lembre-se que a sua vida não é constituída somente pelo estudo. A concretização de metas motiva a dedicação. Por outro lado, o descumprimento desanima os sucessivos dias.

Crie metas realistas e as cumpra. Você conseguirá manter a motivação em alta.

7.Siga um ritual ao estudar

Antes de estudar, elabore e cumpra um pequeno ritual. Por exemplo: pegar um copo d’água na cozinha ou fazer um alongamento. Certas solenidades contribuem para sistematizar o estudo e ajudam a manter a disciplina. Ao longo do tempo, o seu cérebro vai entendendo que aquela sequência de atos representa o momento de estudar. Então, ele se concentrará mais facilmente.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Crítica? Sugestão? Deixe um comentário. Será um prazer lhe responder 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *