7 Ferramentas digitais gratuitas para você levar vantagem diante dos seus concorrentes no concurso

man-791049_640

A busca por um cargo público é uma luta árdua. Muitos candidatos e poucas vagas disponíveis. O nível dos concorrentes, de um modo geral, não é alta. Porém, os poucos qualificados normalmente são mais numerosos do que as vagas oferecidas.

Em face deste quadro, você deve se diferenciar e encontrar atalhos para largar na frente e alcançar as melhores posições. Os materiais e os métodos utilizados geralmente são os mesmos: vídeos-aula, apostilas em PDF e livros. Como você vai ter um desempenho acima da média se está agindo como todos os outros concorrentes?

É necessário se diferenciar da concorrência. Para isso, apresentamos a seguir diversas ferramentas online para que você possa deixar para trás os demais candidatos:

 

  1. Wunderlist – para organizar tarefas.
  2. Google Alerts – mantenha-se informado.     
  3. Speech Word Count- programe o seu tempo de estudo.
  4. Qconcursos – pratique questões de provas anteriores.
  5. MindMeister- crie mapas mentais para aprender mais.
  6. Piktochart – elabore infograficos para organizar ideias.
  7. Smartyze – memorize muito mais e saiba o que estudar a cada dia com flashcards.

 

  1. Wunderlist – para organizar tarefas.

 

Organizar as tarefas é fundamental para a preparação, pelos motivos que explicamos aqui. Você precisa saber, antecipadamente, o que fará para que possa se programar. O Wunderlist é uma ótimo mecanismo de organização de tarefas, e o melhor, é gratuito.

Estabeleça as suas tarefas diárias e se torne mais organizado, isto fará diferença no seu desempenho e nos momentos em que precisar rever o que foi estudado tempos atrás. Você pode acessar no seguinte link: www.wunderlist.com/pt/home/. Boa organização!

 

  1. Google Alerts – mantenha-se informado.

 

Pesquisou um assunto ou material importante para o seu concurso no google e não encontrou? Buscou alguma notícia ou informação referente ao seu certame e o resultado da pesquisa não foi satisfatório? Utilize o Google Alerts.

Esta plataforma gratuita pode ser utilizada entrando em www.google.com/alerts.Ele lhe notificará sempre que surgir novos resultados para um assunto pesquisado por você. Quando a banca examinadora for definida ou o edital for publicado, você será o primeiro a saber!

Ser notificar frequentemente é uma das dicas que nós demos neste texto que ensina a ser mais disciplinado, vale a pena conferir.

bell-1096280_640

  1. Speech Word Count- programe o seu tempo de estudo.

 

Você quer começar a ler o seu livro e apostila mas tem hora marcada para um compromisso posterior? Tem receio de começar a estudar e não dar tempo de terminar? Quer evitar parar a leitura no meio, o que prejudicaria a sequência lógica e, consequentemente, o aprendizado? Utilize o Speech Word Count.

Ao colar o texto que será lido, ele lhe dará uma estimativa do tempo que você precisará dispor para concluir a leitura. Assim, poderá programar o seu tempo de estudo de acordo com a demanda daquela apostila específica. Se não for possível ler aquele conteúdo específico durante o tempo disponível, você poderá partir para outro material.

Para acessar a plataforma, basta entrar em www.speechwordcount.com/pt/. Neste outro artigo, ensinamos a melhor forma de organizar o seu tempo de estudo diário.

 

  1. Qconcursos – pratique questões de provas anteriores.

 

Como explicamos melhor aqui, praticar questões de provas anteriores não é tudo na preparação para concurso, entretanto, ajuda muito na familiaridade com a banca e potencializa o aprendizado. É muito prático utilizar plataformas digitais para responder questões.

Provas físicas envolvem a impressão, gasto de papel, tinta, espaço, enfim. Recomendamos que você utilize o www.qconcursos.com. Através dele você poderá encontrar questões através de filtros que as selecionam por banca, ano, cargo, matéria e assunto, por exemplo.

Há também a contagem de estatísticas, percentual de erros e acertos, algo que daria um imenso trabalho se fosse realizado manualmente. Aproveite para discutir as questões com outros estudantes e compartilhar o seu conhecimento. Há planos gratuitos e pagos no site. Vale à pena conhecer.

 

  1. MindMeister- crie mapas mentais para aprender mais.

 

O www.mindmeister.com é uma excelente ferramenta de criação de mapas mentais. Os mapas mentais contribuem significativamente no aprendizado. Há planos gratuitos e pagos. Para aprender a utilizar bem a plataforma, comece pelo plano gratuito e aproveite todo o potencial dos mapas mentais.

note-2527458_640

  1. Piktochart – elabore infograficos para organizar ideias.

 

O site http://piktochart.com/ é ótimo para criar infográficos e estes, por sua vez, impedem que a o conteúdo fique “solto” na sua memória. O acesso à memória ocorre através de caminhos, como explicamos mais detalhadamente aqui. Quando você organiza as suas ideias mediante infográficos, consegue encontrar mais rapidamente as informações que precisa.

É como se você já tivesse o endereço exato onde está armazenada. Ademais, você poderá criar atalhos que tornam mais rápido o acesso, fundamental para provas que exigem muitas informações em pouco tempo, como as provas de concurso.

Crie infográficos para conseguir lembrar e lembrar mais rapidamente aquilo que as questões vão demandar.

 hacking-2903156_640

  1. Smartyze – memorize muito mais e saiba o que estudar a cada dia com flashcards.

 

Como explicamos neste texto, a revisão espaçada é o melhor método para aprender aquilo que você está estudando. Melhor ainda é utilizar a revisão espaçada com flashcards. Trata-se de técnica simples e rápida que pode ser aplicada até no seu caminho para casa ou na espera da consulta com o seu médico. Nós, do Smartyze, temos um site que oferece flashcards em revisão espaçada. Nossos intervalos são potencializados, proporcionam um aprendizado substancialmente superior ao oferecido pelos outros métodos.

Atualizamos os intervalos com base nas pesquisas científicas mais recentes. Enviamos um e-mail diário informando tudo o que você deve estudar para não esquecer para a prova. Como definimos o que será estudado? Através da sua avaliação pessoal acerca da dificuldade daquele material. Os intervalos são determinados pela neurociência. Qual é a sua parte nesse trabalho? Apenas estudar. Organizamos diariamente o seu estudo, apresentamos tudo pronto para você.

Temos planos gratuitos e pagos. O plano gratuito permite que você insira o conteúdo que deseja estudar e o nosso sistema dirá, todos os dias, o que deve ser revisado para não ser esquecido. Não há revisão de tudo todos os dias, mas apenas daquilo que você realmente precisa rever.

Vale à pena conhecer em a melhor forma de estudar para concurso. Bom estudo!

Gostou do texto? Discorda? Tem alguma pergunta a nos fazer? Deixe um comentário 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *