Inspiração

Happy successful sportswoman raising arms to the sky on golden b

Ao longo do tempo temos apresentado aos nossos seguidores dicas e técnicas de estudo, além de informações dos mais recentes estudos científicos para melhorar sua preparação para o concurso. Hoje, porém, mudaremos um pouco o enfoque para tratar de algo mais subjetivo, a capacidade de nos motivarmos para alcançar ‘o inalcançável’, fazer além do que a média, atingir o que a maioria não consegue. A tudo isso chamaremos de Inspiração.

Já falamos em melhor forma de estudar para concurso sobre como manter a motivação e o foco no objetivo, mas existe algo mais, algo que diferencia algumas pessoas da multidão e as levam a superar seus limites.

Mesmo que você seja disciplinado, tenha elaborado seu plano de estudo, tenha foco, esteja mantendo uma rotina saudável, possua o melhor material e se cerque das melhores ferramentas possíveis, em algum momento é bem provável que você duvide. Duvide que irá conseguir, duvide que o esforço vale a pena ou duvide que um dia irá passar e estar preparado para este momento também é fundamental para ser vitorioso.

Entre os concurseiros fala-se que apenas 10% dos inscritos em um concurso estão realmente preparados. Nunca encontramos nenhuma pesquisa que corrobore esse dado, mas não duvidamos que ele esteja muito próximo do número real.

Esses ‘10%’ são aqueles que se mantém na fila, que não desistem, que mesmo após diversas tentativas e reprovações conseguem voltar na segunda-feira pós prova e novamente sentar na cadeira e estudar com o mesmo gás que possuíam no primeiro dia de estudo. Como eles conseguem isso? Como não sucumbem à vontade de desistir? Inspiração!

pexels-photo-428341

As técnicas de motivação que apresentamos antes são muito boas para ajudar nesses momentos, mas existe algo que você precisa encontrar em você, que vem de dentro, que não apenas vai te fazer persistir, mas te levará a superar limites, que te fará manter a saúde física e mental mesmo depois de diversas tentativas frustradas, que fará valer a pena a caminhada e te manterá contente mesmo diante de todas as adversidades.

Infelizmente não existem técnicas para conseguir Inspiração, mas estar ciente dela já é um grande passo. Cada pessoa encontra seu próprio caminho para se manter inspirado. Alguns visualizam em um ídolo sua fonte de força, veem no exemplo da história de esforço de outro concurseiro um estímulo. Outros focam no concreto: a satisfação de trabalhar na carreira dos sonhos, o salário, as condições de trabalho. Há ainda aqueles que transformam o sonho de um futuro diferente no motor de sua persistência.

pexels-photo-269334

Só você é capaz de saber o que vai te inspirar e para isso o autoconhecimento é fundamental. Buscar ajuda profissional, através da terapia, é uma forma de se autoconhecer. Meditação também é uma forma bastante interessante de conhecer a si mesmo, existem muitos livros, aplicativos e sites que podem ensinar técnicas de meditação. Os grupos sociais que nos cercam – família, amigos, religião (…) – podem funcionar como bons catalizadores para nos ajudar a conhecer nossos desejos, ambições e motivações.

Reflita, converse consigo mesmo, tente perceber na sua rotina como você reage aos estímulos positivos e negativos que recebe rotineiramente, pense sobre seus desejos e medos. Torne-se seu próprio objeto de estudo. Conheça bem essa pessoa tão importante na sua vida, que é você, isso é essencial para encontrar sua Inspiração.

[1] https://blog.smartyze.com/2017/02/05/saiba-como-criar-e-manter-a-motivacao-para-estudar/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *