Pesquisadores ensinam uma técnica eficiente de aprendizado para concurso

mental-health-2313428_1280

Esta investigação científica identificou um comportamento capaz de fortalecer a memória. Trata-se de técnica simples e prática que fará diferença na sua preparação. Pode ser aplicado aos assuntos de qualquer matéria e tem o potencial de ser levado para toda a sua vida, em qualquer circunstância experimentada.

O blog do Smartyze colheu o que mais importa para você nesta pesquisa e trouxe tudo no presente texto.

1 O experimento

2 A eficácia

3 Um método relacionado e extremamente eficiente

4 Outras possibilidades

1 O experimento

A pesquisa acima citada realizou um experimento chamado de paradoxo de Baker-baker. Nele, os voluntários que se submeteram a investigação foram divididos em dois grupos. Ambos visualizaram a foto de um homem.

O primeiro grupo recebeu a informação de que o sobrenome do indivíduo da foto é Baker. Já o segundo ouviu dizer que ele é um baker (baker significa padeiro em inglês). O objetivo dos neurocientistas foi identificar qual é a melhor maneira de lembrar uma informação, neste caso a informação foi a palavra baker.

Depois de certo lapso temporal, os voluntários foram novamente apresentados à foto e perguntados: “qual é a palavra associada a este homem?”. Aqueles que receberam a notícia de que ele é padeiro tiveram um desempenho muito melhor ao tentar lembrar a palavra baker quando comparados aqueles que souberam que o sobrenome dele é Baker.

pexels-photo-47456

2 A eficácia

A conclusão dos cientistas, em face do mencionado experimento, foi: quando você associa a informação a outras, consegue fixar muito melhor na memória. Baker como sobrenome é uma informação isolada, vale por si, e dificulta a associação. Consequentemente, o aprendizado torna-se mais difícil.

Já a palavra baker, significando padeiro, está relacionada a uma profissão, um ofício. Imediatamente, os voluntários relacionaram à imagem do pão, do chapéu típico de um padeiro, da cozinha e do forno, por exemplo. Os estudiosos explicaram que esta associação aumenta a capacidade de memorização.

Tais princípios podem ser aplicados a qualquer tipo de estudo. Inclusive à preparação para concurso. Ao estudar, associe as informações estudadas às imagens e outras informações que você já conhece. Como demonstrado acima, você lembrará muito mais do que estudou.

3 Um método relacionado e extremamente eficiente

Há um método que utiliza a associação e é amplamente utilizado pelos campeões mundiais de memória. Sim, existem competições mundiais de memorização. Seus vencedores adotam uma técnica milenar, chamada palácio da memória.

Trata-se, indiscutivelmente, de uma técnica prática e eficiente para memorizar. Neste texto sobre a melhor forma de estudar para concurso, ensinamos de maneira simples como aplicar o palácio da memória na sua preparação para concurso, com exemplos concretos, inclusive. Será muito útil para você, concurseiro.

study-2422315_1280

4 Outras possibilidades

Aqui, neste mesmo blog, já apresentamos várias outras técnicas interessantes para ampliar o aprendizado.  Todas elas estão lastreadas na literatura científica e apresentam grande potencial para fazer diferença no seu estudo.

Dentre os tantos métodos, recomendamos, por exemplo, o plano de estudo para concurso e o que estudar para concurso, ambos ótimos para quem quer arrebentar nas provas que virão. Desejamos um excelente estudo!

2 comentários em “Pesquisadores ensinam uma técnica eficiente de aprendizado para concurso

  1. Palácio da memória é uma das melhores, senão a melhor técnica de memorização. me ajudou muito na preparação para OAB. Esse blog é ótimo e me ajuda demais. Parabéns e continuem com esse ótimo trabalho.

    1. Obrigado Fábio! É verdade, a ciência demonstra a eficiência do Palácio da Memória. Nos empenhamos para lhe ajudar ainda mais. Em breve teremos novidades para apresentar. Bom estudo! 🙂

      Equipe Smartyze

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *